Qual a diferença entre a taxa de câmbio real e nominal?

Com o cenário internacional cheio de incertezas, os valores nominais das taxas de câmbio atingiram os maiores patamares desde a implementação do Real como moeda oficial brasileira. Contudo, vale ressaltar que ainda estamos longe dos recordes da taxa de câmbio real.

Na definição, a taxa nominal são os numerais expressos diretamente como taxa de câmbio, que são as divulgadas pelas casas de câmbio. A taxa real, que é a que deveria ser mais analisada, é um indicador de câmbio que leva em consideração a inflação interna e externa. Embora não seja tão utilizada quanto a taxa de câmbio nominal, ela é considerada a melhor referência para o valor de uma moeda em relação a outra. Para calcular a taxa de câmbio real, devemos multiplicar a taxa de câmbio nominal pela inflação estrangeira, e então dividir esse valor pela inflação do período no mercado nacional. Em níveis de conversão, para atingirmos o recorde da taxa de câmbio real, o valor do câmbio nominal do dólar hoje precisaria estar acima dos R$ 8,00.

Em tempos de crise sempre surgem oportunidades para as empresas, e para os profissionais que estiverem mais preparados para darem as respostas rápidas, as recompensas costumam ser grandes.

Por Gustavo Andrade Rizzon.