Dificuldades enfrentadas pelos operadores do comércio exterior brasileiro
A atual situação do mercado asiático atingiu uma faixa mais ampla da economia mundial. No início da pandemia, a escassez de bens de consumo preocupava muito, porém agora vemos também a falta de matéria-prima, produtos semiacabados ou acabados, peças automotivas, entre outras.
Algumas empresas sinalizaram nas últimas semanas a redução na fabricação de seus produtos. A Volkswagen, gigante na fabricação de veículos, anunciou que teve que cortar planos de produção na maior das suas fábricas na Alemanha e que essa conduta pode se espalhar para as demais unidades.
Para piorar a situação, segue a baixa oferta de containers e espaços nos navios para os embarques vindos, principalmente, da Ásia, China, Taiwan e Coreia do Sul. Soma-se a essa questão, os altos valores do transporte internacional, o qual tem previsão de redução somente a partir da metade de março.
Ao recorrerem a um operador logístico eficiente, as empresas garantirão uma maior tranquilidade para suprir as suas necessidades nos embarques e desenvolvimento dos seus negócios, além de terem maior tempo para focar no seu core business. Conte com o Team Logística da Efficienza!!
Por Fernanda Dal Corso Valentini.