Cabotagem: Novo incentivo ligará o Sudoeste e o Nordeste.
Conforme a notícia “Governo Federal incentiva cabotagem no Brasil”, a cabotagem é um transporte interestadual, ou seja, a navegação entre portos de um mesmo país. Ela é uma prática bastante promissora em um país como o Brasil, que conta com uma extensa costa navegável.
Nos dias atuais somente 10% das cargas são transportadas por meio da cabotagem. Esse percentual deve-se ao fato do baixo incentivo por parte do governo para a realização dele, a alta burocracia envolvida e o alto custo.
A Mercosul Line, do grupo CMA CGM, está lançando um novo serviço de incentivo à cabotagem, o Nexco, que ligará as regiões Sudeste e Nordeste com escalas nos portos de Itaguaí, Salvador, Santos e Suape. Com o objetivo de realizar o transporte interno da cadeia de suprimentos com mais eficiência, possibilitando um lead time menor, com um baixo índice de avarias e redução das emissões de COշ. Este serviço será executado com o navio CMA CGM Aristote, com capacidade nominal de 1.700 TEUs, sendo este, um novo navio na frota da empresa.
O investimento nesta modalidade que vem sendo incentivada por suas qualidades é uma atitude assertiva para as empresas e para o ecossistema.
Se você ainda tem dúvidas ou está interessado em realizar a cabotagem, não hesite em nos contatar.
Por Joana Deangelis da Silva.
Revista Mundo Logística
Efficienza – Governo Federal incentiva Cabotagem no Brasil