Brasil negocia aumento da importação de potássio da Jordânia

Crédito da Imagem: aleksandarlittlewolf

 

Durante visita à fábrica Arab Potash Company (APC), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, relata a expectativa de aumento das importações de potássio da Jordânia. A manifestação se deu neste sábado, 07 de maio de 2022.

A Jordânia ocupa a 7ª posição de maior produtor mundial de potássio, enquanto a APC é a oitava maior produtora mundial em volume, com mais de 2,4 milhões de toneladas de potássio produzidas por ano.

Já o Brasil é o quarto maior consumidor do produto. E de acordo com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a importação brasileira de todo o fertilizante que é utilizado na produção agrícola nacional é cerca de 85%. Tratando-se especificamente do potássio, o percentual importado é de cerca de 95%.

O adubo encontra um cenário mundial de escassez que foi agravado pela guerra entre Rússia e Ucrânia. Diante disso, o governo brasileiro também planeja visitar o Egito para tratar sobre o fornecimento de adubo nitrogenado e Marrocos, onde as conversas serão sobre o provimento de fertilizantes fosfatados.

Por: Eduardo Borges Bertin