Bloqueios na fronteira boliviana já duram 10 dias

Na sexta-feira (01/11), fecharam dez dias de bloqueio nas fronteiras da Bolívia para o Brasil. Ainda sem previsão para a liberação, especialistas da Organização dos Estados Americanos (OEA) iniciaram ontem (31) uma auditoria do resultado das eleições bolivianas, que ocorreram no último dia 20 de outubro. Cerca de 30 especialistas de diferentes nacionalidades trabalham na verificação dos resultados, para verificar possíveis fraudes, que garantiram a vitória ao atual presidente Evo Morales.

Em protesto ao resultado da eleição presidencial, grupos da oposição fecharam as fronteiras no último dia 23 de outubro. Com isso, os moradores do país já sentem reflexos do bloqueio, sofrendo com a falta de água potável e produtos de utilizações diárias. Até mesmo foram feitos bloqueios dentro da Bolívia, para que as fronteiras não tenham acesso às principais regiões do país.

Essa situação está impedindo o acesso das mercadorias brasileiras ao país vizinho, bem como o caminho inverso. O bloqueio segue sem previsão de liberação.

Por Debora Mapelli.