Doença da vaca louca volta a atrapalhar as exportações de carne brasileiras
A enfermidade ficou conhecida nos anos 80 e 90 após um surto no Reino Unido, o qual fez com que milhares de cabeças de gado fossem sacrificadas. Estima-se que por volta de 180 mil bovinos tenham sido afetados e mais de 4 milhões de animais foram sacrificados nessa época. Durante esse período, o consumo de carne bovina ficou proibido naquele país.
A doença da vaca louca é uma doença degenerativa, que atinge o cérebro e não tem cura. Os humanos são infectados após consumirem carne de gado contaminada e devido a esse risco e de alguns casos registrados no Brasil, a China suspendeu a mais de dois meses a importação desse tipo de carne de origem brasileira. Pequim é o maior comprador e essa paralisação tem resultado na queda do preço da arroba. De acordo com entidades ligadas ao setor de carne bovina do país, o prejuízo estimado deve chegar a US$ 1,8 bilhão até o final desse ano.
De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), já houve uma queda de aproximadamente 12% no valor da arroba, atualmente em R$ 273,44; e, as exportações tiveram uma redução de quase 50% em outubro, em comparação ao mês de setembro, segundo a Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos), entidade que representa os frigoríficos no Brasil. Atualmente, o Governo Federal tem procurado comprovar aos asiáticos que o problema já foi solucionado.
Por: Bruna Azevedo
Fontes: