Explosão no porto de Jebel Ali gera novos impactos no comércio exterior
Uma dupla explosão atingiu o principal Porto de Dubai, epicentro comercial dos Emirados Árabes Unidos, na noite de quarta-feira, causando um incêndio que pôde ser visto por moradores de diversos pontos do Emirado.
A fogo iniciou em um container de material inflamável e resultou de um “acidente normal”. A polícia informou que a causa da explosão poderia ter sido “fricção” ou as “temperaturas elevadas” verificadas. A responsável de comunicação do Governo adiantou que o navio se preparava para atracar em um dos cais longe da principal linha de navegação do porto.
O incêndio foi controlado por volta da 1h de quinta-feira (18h de quarta em Brasília). As autoridades estão empenhadas para verificar a extensão dos danos causados pela explosão nas cargas, containers e no Porto. Além disso, não houve informação de feridos no acidente e todos os trabalhadores que estavam na embarcação foram evacuados a tempo e em segurança.
O porto de Jebel Ali é um dos maiores do mundo e o maior do Oriente Médio. Esse acidente trará grandes prejuízos para todo o comércio internacional, já que alguns containers foram avariados e haverá atrasos e congestionamentos nas operações desse Porto.
Por: Fernanda Dal Corso Valentini