A utilização e o crescimento do porto de Cabedelo

Localizado no estado da Paraíba, o porto de Cabedelo vem despertando interesse de algumas empresas devido ao crescimento apresentado nos últimos meses. Tendo sua inauguração em 1935, este possui 14.000,00 m² de armazém coberto e 18.000,00 m² de pátios. O porto é administrado pela Companhia Docas da Paraíba – Docas – PB.

Situado em local estratégico, ele atende os Estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Os acessos ao porto podem ser realizados de forma rodoviária e ferroviária, sendo que a malha ferroviária possui 4.238 km de extensão e atende os Estados de Piauí, Pernambuco, Maranhão, Sergipe, Ceará e Alagoas. Os 602 metros de cais acostável são divididos em 4 berços de atracação, com profundidade de 11 metros.

No mês de novembro, 14 embarcações operaram neste porto, sendo 07 navios de grãos, 05 de combustível e 02 da Marinha do Brasil. Isto gerou um aumento de 60% no volume de carga em relação a novembro 2018.

Em comparação, operaram no porto Tecon Rio Grande no último mês, 140 embarcações (segundo informações no site do Tecon), entre navios de longo curso e cabotagem. O porto de Cabedelo possui 10% das operações de Rio Grande. Mesmo sendo um porto pequeno, Cabedelo é uma ótima opção para empresas que importam granel sólido e estão localizadas no nordeste brasileiro.

Fonte:

http://portodecabedelo.pb.gov.br/Porto-Old/Porto%20de%20cabedelo%20bkup/portodecabedelo.pb.gov.br/index.html

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/porto-de-cabedelo-bate-recorde-de-atracacoes-em-novembro

https://www.wilsonsons.com.br/pt/teconriogrande